Cenário de Transformação Digital

Em que pé estão os serviços públicos digitais nos estados?

Os estados da Região Sul são aqueles que mais avançaram na agenda de provisão de serviços públicos digitais, enquanto os estados do Norte são aqueles que menos avançaram. O estado no Brasil que apresenta melhor desempenho em termos de oferta de serviços públicos digitais é o Rio Grande do Sul, enquanto os piores são Roraima e Acre.

Acessibilidade do Serviço de Telecomunicações

Na temática de Acessibilidade do Serviço de Telecomunicações os estados da região Sudeste são aqueles que apresentam maior densidade de acessos de telefonia móvel e banda larga fixa por 100 habitantes. Por outro lado, os estados da região Norte apresentam a menor densidade de acessos. O estado do Brasil que performa melhor em termos de Acessibilidade do Serviço de Telecomunicações é São Paulo, apresentando 192,13 acessos por 100 habitantes. A pior performance é do Maranhão, com somente 91,63 acessos por 100 habitantes.

Qualidade do Serviço de Telecomunicações

Em termos de Qualidade do Serviço de Telecomunicações, nota-se que a região Centro-Oeste é aquela que apresenta a melhor performance, com a região Norte apresentando a pior.

Tempo de Abertura de Empresa

Na questão do Tempo de Abertura de Empresa, notamos que as cidades da região Centro-Oeste são as que mais avançaram na agenda de diminuição do tempo de abertura de empresas/desburocratização. Por outro lado, as cidades do Nordeste são as que menos avançaram nessa agenda. As capitais com maior tempo de abertura de empresa são Salvador (127 horas) e Teresina (86 horas). Já em Curitiba e Goiânia, por sua vez, não é necessário nem sequer um dia (24 horas) para se iniciar um novo negócio, sendo as duas capitais com melhor desempenho nesse indicador.

Aproveite o nosso DashBoard para conhecer mais sobre os indicadores relacionados à Transformação Digital no Brasil.